Entrar para ver lista das JANTAS DAS QUARTAS!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Northern English Brown Ale



Aroma: Aroma de malte leve e doce com notas de toffee, nozes e/ou caramelo. Um aroma de lúpulo leve mas atraente (variedades inglesas) podem ser percebidas. Aromas de ésteres frutados  podem ser evidentes nessas cervejas, mas não devem ser dominantes.  Diacetil bem baixo a nulo.

Aparência: Cor âmbar escuro para vermelho-marrom.  Transparente.  Colarinho de baixo a moderado quase-branco até pouco bronzeado.



Sabor: Adocicado de malte ameno a moderado, com um caráter de nozes e leve caramelo e um final médio-seco a seco.  O malte pode ter também um caráter de torrada, de biscoito, ou de toffee.  Amargor de médio a médio-baixo.  Equilíbrio malte-lúpulo é praticamente igual, com sabor de lúpulo baixo a nulo (variedades inglesas).  Alguns ésteres frutados podem estar presente;  Diacetil baixo (especialmente o gosto de butterscotch) é opcional, mas aceitável.

Mouthfeel (sabor na boca): Corpo médio-leve a médio. Carbonatação média a média alta.

Impressão Geral: Mais seca e mais orientada ao lúpulo que a Southern English Brown ale, com um caráter mais de nozes que de caramelo.

Comentários: English brown ales são geralmente divididas em subestilos junto à barreiras geográficas.



Ingredientes: Malte pale ale ou mild ingles como base com maltes caramelos.  Pode também ter pequenas porções de maltes escuros (ie, chocolate) para fornecer cor e caráter de nozes.  Variedades de lúpulo inglesas são mais autênticas.  Água com teor de carbonatos moderados.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.040 – 1.052
IBUs: 20 – 30
FG: 1.008 – 1.013
SRM: 12 – 22
ABV: 4.2 – 5.4%

Exemplos Comerciais: Newcastle Brown Ale, Samuel Smith’s Nut Brown Ale, Riggwelter Yorkshire Ale, Wychwood Hobgoblin, Tröegs Rugged Trail Ale, Alesmith Nautical Nut Brown Ale, Avery Ellie’s Brown Ale, Goose Island Nut Brown Ale, Samuel Adams Brown Ale.

NOAR Linhas Aéreas divulga serviço inovador no site:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Microcervejarias crescem e ampliam fatia de mercado

Em um mercado dominado por grandes companhias com faturamento bilionário, as pequenas cervejarias brasileiras mostram que encontraram seu lugar ao sol.

Com cerca de 180 empresas, o segmento das microcervejarias encontrou seu caminho na especialização e já movimenta quase R$ 2 bilhões, segundo o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), informa reportagem de Camila Fusco para a Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Pode parecer pouco ante os mais de R$ 30 bilhões do mercado nacional, mas o setor comemora principalmente o ritmo de expansão.

Enquanto o segmento das cervejas populares dominadas por marcas como Brahma, Skol e Schin aumenta a 7% ao ano, as microcervejarias crescem o dobro. Há quatro anos representavam pouco mais de 3% do faturamento; hoje, já são 5%.

As cervejas servem como um termômetro da economia, e o setor foi muito beneficiado com o aumento de poder aquisitivo e amadurecimento do mercado para as cervejas gourmet, diz Cilene Saorin, do Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/938946-microcervejarias-ampliam-fatia-de-mercado-e-movimentam-r-2-bi.shtml